Praia de Gragoatá
Praia da Boa Viagem
Praia das Flechas

Localizada entre as praias de Boa Viagem e Icaraí. Dela pode-se ver as duas pedras históricas: Pedra do Índio (semelhante a cabeça de um índio com cocar) e a Pedra de Itapuca que inspira poetas e pintores, significa “pedra furada”, única passagem por terra então existente até meados do século XIX, entre a Praia das Flechas e a Praia de Icaraí. Ambos tombados pelo INEPAC em 1985, como monumentos naturais da cidade de Niterói.
Praia de Icaraí

Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi: água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado. É a mais conhecida da cidade. Mantém espaço para diversos esportes e um calçadão que permite jogging e caminhadas.
Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade. De lá avista-se a Pedra do Índio, a Pedra do Itapuca, o MAC e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado, o Pão de Áçucar e a Pedra da Gávea.
Praia de São Francisco
Charitas
Jurujuba
Adão e Eva

Duas praias gêmeas, a primeira tem 250m e a segunda 150m. Com areias claras e finas, localizam-se bem próximas à entrada da Baía de Guanabara.
Para se chegar à Fortaleza de Santa Cruz passa-se obrigatoriamente por elas. Tendo em vista a ambiência eco-paisagística dessas praias, a Prefeitura de Niterói tombou-as como monumentos naturais em 3 de novembro de 1994, são duas das praias mais limpas da Baía de Guanabara.